Gerenciamento de obras: conheça a importância
O gerenciamento de obras é uma das áreas mais importantes da construção pesada. Similarmente à gestão empresarial, o gerenciamento de obras tem o objetivo de administrar as etapas burocráticas e produtivas das obras de infraestrutura.
Frequentemente, os engenheiros e arquitetos estão envolvidos exclusivamente com a etapa produtiva da construção. Consequentemente, eles não acompanham detalhes administrativos e financeiros do processo.
O gerenciamento de obras é fundamental não apenas para cumprir adequadamente prazos. Também são importantes as metas de gastos e os níveis de qualidade estabelecidos no projeto, evitando atrasos e aumento de custos.
Continue a leitura para conhecer os benefícios do gerenciamento de obras e compreender melhor a sua importância para a execução eficiente de um projeto de construção.
Como funciona o gerenciamento de obras?
Ao escolher um serviço de gerenciamento de obras, o contratante pode definir quais serão as atribuições da empresa contratada. É possível escolher diferentes formas de gerenciamento e definir qual a mais adequada.
Quando a contratante escolhe o serviço de gerenciamento total de obras, o escritório fica responsável por todos os serviços referentes à obra. Isso significa selecionar e contratar pessoal, comprar materiais, alugar máquinas e equipamentos, entre outros serviços.
O gerenciamento total de obras também é conhecido como turn key ou “entrega de chave” porque abrange o gerenciamento da obra desde o início até a entrega das chaves.
Embora os serviços de pavimentação, terraplanagem e outros de infraestrutura não tenham uma “entrega de chaves”, esse conceito prevalece como conclusão da obra.
No gerenciamento parcial de obras existe uma divisão de atribuições entre a empresa contratada e a contratante. Portanto, alguns itens são atribuição do arquiteto ou engenheiro contratado e outros pelo próprio cliente.
Independentemente da forma de gerenciamento de obras, é fundamental usar ferramentas tecnológicas que permitam planejar, programar e executar corretamente os serviços.
Quais as etapas do gerenciamento de obras?
Como todo processo de gestão, o gerenciamento de obras também possui as etapas responsáveis pelo êxito do projeto. Vamos conhecer.
Planejamento
O planejamento é a etapa do gerenciamento de obras em que são definidos os objetivos e os meios necessários para atingi-los.
No planejamento da produção, a empresa define questões diretamente ligadas à execução da obra. Portanto, estão incluídos o orçamento, os prazos, materiais, métodos de trabalho, quantidade de pessoal entre outros itens.
No planejamento logístico, por sua vez, a empresa define os modais de transporte e as melhores condições de armazenagem do material. A principal função do planejamento de obras é reduzir os imprevistos e orientar a tomada de decisões pelos gestores.
Organização
Essa é a etapa em que o planejamento é colocado em prática. Uma vez definidos os objetivos e métodos de trabalho no planejamento, o gerenciamento de obras entra na fase da organização.
Nesse momento, a construtora, com base nos recursos (financeiros, humanos e materiais) vai definir a divisão do trabalho e estrutura que vai permitir a sua execução.
Direção
Na etapa de direção, são realizadas visitas periódicas ao canteiro de obras para verificar o andamento do projeto e prestar orientações à equipe. A direção é a etapa do gerenciamento de obras em que os aspectos técnicos estão diretamente associados às relações interpessoais.
A direção é a fase em que os gestores conduzem a execução das obras, tomando por base o planejamento e orientados pelo que foi definido na etapa da organização.
Controle
O controle é a etapa responsável por monitorar se a obra está sendo executada de acordo com o que foi definido no planejamento. O gerenciamento de obras deve fazer o controle sistemático dos materiais, dos custos e dos prazos.
Esse controle é fundamental para garantir a entrega das obras nas condições planejadas. Por esta razão, é importante monitorar o seu andamento e fazer os ajustes, quando necessário. Também na fase de controle, são monitoradas as condições de segurança do trabalho, uso de EPI’s e o cumprimento da legislação ambiental.
Essas etapas se alternam durante toda a execução da obra. Por esta razão, é importante sempre acompanhar os indicadores e ajustá-los sempre que necessário.
Quais os benefícios do gerenciamento de obras?
O gerenciamento possibilita o acompanhamento das obras de forma estratégica, antecipando problemas e resolvendo mais rapidamente os imprevistos. Também permite o maior controle dos materiais, otimizando a utilização dos recursos.
No gerenciamento de obras, os resultados de cada fase da obra são constantemente acompanhados. Assim, os gestores podem fazer os ajustes sem comprometer a sua execução.
Como existe gestão de pessoal, a qualidade do trabalho é frequentemente avaliada com critérios definidos, o que contribui para garantir a fiel execução dos projetos. O monitoramento dos prazos permite a execução de cada fase no tempo estimado e evita a aplicação de multas, o que reduz os custos.
Por fim, o gerenciamento de obras proporciona maior credibilidade ao projeto, uma vez que existe um controle não apenas operacional, mas também burocrático. Consequentemente, questões de ordem legal e ambiental também são monitoradas e pendências ocasionais são rapidamente resolvidas.
O gerenciamento de obras da RDA Construções
A RDA Construções tem um serviço diferenciado de gerenciamento de obras, contemplando todas as etapas de gestão. Com um suporte técnico altamente qualificado, a RDA faz um acompanhamento direto do processo de execução, consumo de materiais e gestão de pessoas.
Atento aos fatores críticos de sucesso, o gerenciamento de obras da RDA possui estratégia na execução dos projetos. Por esta razão, trabalha no controle e redução de custos.
Presente no setor de construção pesada desde 2015, a RDA vem se aprimorando para apresentar os melhores resultados, com equipe técnica continuamente capacitada, máquinas modernas e serviços de qualidade. Conheça nossos projetos em todo o Brasil.