A pavimentação asfáltica com tratamento superficial duplo (TSD)
A pavimentação asfáltica se refere ao procedimento mais usado para o revestimento de estradas, rodovias e vias urbanas de modo geral. Trata-se da opção mais proveitosa em termos de resistência, segurança e durabilidade.
Para que se faça esse serviço com qualidade, é necessário seguir algumas etapas sequenciais, como:
Neste blog, temos um artigo bastante esclarecedor sobre pavimentação asfáltica e direcionamos o leitor para esse texto a fim de saber mais detalhes.
No artigo de hoje, iremos complementar esse assunto falando sobre o tratamento superficial duplo (TSD), um tipo de pavimentação asfáltica.
O que é o tratamento superficial?
Antes de explicar o que é tratamento superficial duplo, precisamos compreender o que é tratamento superficial. É o revestimento aplicado sobre a base ou sobre a superfície do revestimento, por meio da ligação entre material asfáltico e agregados.
O material asfáltico utilizado nesse processo é o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido através de processos de refinamento do petróleo aplicados a quente. Esse material é classificado nas seguintes três categorias, considerando os fatores de penetração e consistência:
O que é o tratamento superficial duplo?
Portanto, o tratamento superficial duplo consiste na aplicação de duas camadas sobrepostas, cada uma formada por uma aplicação de material asfáltico e agregado. Não são consideradas parte da estrutura do pavimento, pois são camadas de desgaste.
Para que você possa visualizar melhor como funciona o tratamento superficial duplo (TSD), observe essa a imagem abaixo:
Fonte: Bernucci et. al. (2006, p.193)
Na figura acima, pode-se ver claramente as duas camadas de material asfáltico (ligante betuminoso) e agregado (daí o nome “duplo”), e mais abaixo a fase da compactação.
Condições para a aplicação do tratamento superficial duplo
A norma 309/97 do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), estabelece que certos pré-requisitos devem ser considerados no dia da execução do tratamento. São eles:
As vantagens do tratamento superficial duplo
Como uma das principais atividades da infraestrutura de uma região, a pavimentação asfáltica com tratamento superficial duplo apresenta diversas vantagens, tais como:
As vantagens de uma boa qualidade no rolamento das vias também traz benefícios diretos para os usuários. Com o rolamento melhor, os usuários gastarão menos com manutenção dos veículos e poderão se deslocar com maior velocidade e chegar aos seus destinos mais rapidamente.
O tratamento superficial duplo em condomínios
A pavimentação asfáltica é um serviço muito procurado para condomínios, principalmente para a área de estacionamento de veículos. Esse projeto para condomínios pode ser solicitado para locais em construção ou para melhorar o asfalto já implementado.
As principais vantagens proporcionadas pelo serviço são:
maior preservação dos veículos que circulam nesse espaço;
mais segurança, principalmente em dias de chuva;
valorização do local e significativa redução de sujeiras e poeiras.
O trabalho da RDA Construções no condomínio Happyland em Itaboraí – RJ
Por causa da complexidade envolvida, a pavimentação asfáltica deve ser feita por empresas especializadas, com uma equipe devidamente capacitada para esse trabalho e com equipamentos de muita qualidade.
Exatamente pelas razões acima, a contratação de uma empresa como a RDA Construções é fundamental para o seu empreendimento, uma vez que esse serviço requer um vasto conhecimento técnico e uso de maquinário adequado. Para que não fique apenas em palavras, veja logo abaixo a descrição e imagens da execução e entrega de um de nossos cases de sucesso na área de pavimentação asfáltica, uma das nossas especialidades.
A RDA realizou o Tratamento Superficial Duplo (TSD) no condomínio Happyland, localizado em Três Pontes, Itaboraí – RJ. A área total do empreendimento abrangeu cerca de 80.000 m². O período do serviço foi de 1 ano, iniciando em 11/2021 e concluindo em 11/2022.
Confira as fotos:
Pintura de ligação para recebimento da camada de brita 1:
Aplicação da primeira camada com brita 1 lavada:
Pintura de ligação para recebimento da camada de brita 0:
Aplicação da segunda camada com brita 0 lavada:
Compressão das camadas com rolo compactador tandem duplo:
Como se pode ver nas imagens acima, a RDA executa esse trabalho de pavimentação asfáltica com alto padrão de qualidade. Entre em contato conosco e leve para seu empreendimento toda a qualidade de nosso serviço.